13 de outubro de 2003

A SOMBRA DOS ABUTRES
Começam a aparecer nomes da sucessão. Os abutres que rondam o corpo do Papa doente começam a mostrar-se. As apostas também começaram.
Parece que os melhores posicionados são os que se afirmam defensores de uma maior "contenção". Leia-se: "ó tempo volta pra trás". Não que este fosse propriamente um renovador. Pelo contrário, mesmo para um leigo mais que desinteressado do processo, como eu, parece óbvio que a ascensão de movimentos como a Opus Dei (entre outros) na hierarquia do Vaticano, não augura nada de bom. Mas, creio que as coisas se tornarão ainda mais extremas e conservadoras... Para azar de quem liga ao assunto.
Mal o actual papa bata as sandálias é quase certo que não será apenas o afastamento das mulheres (símbolo do pecado original e da tentação) da liturgia, a única coisa a acontecer (o que até, me parece bem feito, já que elas insistem em não perceber que são a força que mantém viva esta instituição e que, na sua maioria, gostam de estar casadas com este "marido"prepotente.
Tudo o que diga respeito ao corpo será diabolizado, porque a escolha do que fazer com ele, seria um símbolo de livre arbítrio intolerável para quem tem intenção de manter o poder. Além de ser um prazer que não será legítimo conceder aos outros, já que a si próprio se proíbe... Se me percebem...

Sem comentários: